sábado, 23 de agosto de 2014

Izolda fala das propostas para educação durante encontro em Russas

Izolda Cela falando aos educadores do Vale do Jaguaribe, em Russas 
 A professora Izolda Cela esteve na manhã e inicio de tarde deste sábado(23) na cidade de Russas, quando participou de encontro de apoio dos educadores as campanhas de Dilma(Presidente) e Camilo Santana(Governador).
Comitivas de várias cidades se deslocaram até o município e lotaram as dependências da Associação Atlética e Cultural de Russas(AACR).
Izolda falou dos avanços da educação e destacou as qualidades de seu companheiro de chapa, Camilo Sanatna e o seu comprometimento e continuar com as ações e projetos que tornaram a educação do Ceará um destaque nacional, principalmente com o PAIC, que em 2007, o Governo do Estado do Ceará, por meio da SEDUC, assumiu a execução do PAIC, tornando o programa uma política pública. Em parceria com a UNDIME/CE, UFC e UNICEF.
Professores manifestam apoio a Camilo e Izolda

Alfabetizar todos os alunos das redes municipais até o segundo ano do ensino fundamental foi o objetivo geral proposto para o PAIC. Reconhecendo que ter a alfabetização como prioridade exige planejar e executar ações sistêmicas e articuladas, o programa foi organizado em cinco eixos: gestão da educação municipal, avaliação externa, alfabetização, educação infantil, literatura infantil e formação do leitor.
Assim, através do PAIC o governo do Estado vem se comprometendo com os municípios, oferecendo, dentre outras ações, apoio à gestão municipal, formação continuada para os professores da educação infantil ao 2º ano do ensino fundamental, livros de literatura infantil para as salas de aula, e materiais didáticos para professores e alunos.
O comprometimento dos municípios cearenses no PAIC, envolvem ações voltadas para a valorização e profissionalização dos docentes, redimensionamento de recursos financeiros, revisão de planos de cargos, carreira e remuneração do magistério municipal, definição de critérios técnicos para a seleção de diretores escolares, implantação de sistemas municipais de avaliação de aprendizagem de crianças, ampliação do acesso à educação infantil, e adoção de políticas locais para incentivar a leitura e a escrita.
Em 2011 o Governo do Estado lançou o PAIC MAIS, visando estender as ações que eram destinadas às turmas de Educação Infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.
O PAIC MAIS é a ampliação do Programa Alfabetização na Idade Certa que propõe mais ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5° ano de escolaridade. É mais cooperação do Governo do Estado do Ceará com os municípios em prol da aprendizagem dos alunos.
PRESENÇAS
A deputada Raquel Marques(PT) esteve presente ao encontro que contou com as participações de vereadores, lideranças e candidatos locais, como Guida Maia(PC do B) e Yuri Guerra(PMN), ambos concorrem vaga de deputado estadual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário